Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NOTA À IMPRENSA - 20/02/2019: Equipes de fiscais da ANM agilizam a verificação das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, pertencentes a Vale.

Notícias

NOTA À IMPRENSA - 20/02/2019: Equipes de fiscais da ANM agilizam a verificação das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, pertencentes a Vale.

Na manhã desta quarta-feira, 20, a Vale acionou o nível 1 de emergência de 4 (quatro) barragens no Município de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais. No início da tarde, a Vale informou a elevação para o nível 2 de emergência das barragens de Forquilha I, II, III e da barragem do Grupo. Providências são tomadas para evacuação das famílias potencialmente atingidas nos municípios de Ouro Preto e Itabirito. Neste momento acontece reunião entre Vale, COMPDEC dos municípios, Bombeiros, PRF e CEDEC/MG para definição da estratégia e mobilização. Em Ouro Preto contabilizam-se 5 famílias, no total de 7 pessoas, e em Itabirito a informação desse quantitativo está em levantamento.
por publicado: 20/02/2019 13h35 última modificação: 22/02/2019 20h31

Na manhã desta quarta-feira, 20, a Vale acionou o nível 1 de emergência de 4 (quatro) barragens no Município de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais. 

As barragens são Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo. Todas as barragens foram construídas com a metodologia de alteamento a montante, de rejeitos de minério de ferro, e apenas a barragem Forquilha III está em operação. 

A medida foi tomada após empresas terceirizadas realizarem inspeção nos locais para elaboração da Declaração de Condição de Estabilidade (DCE). Nenhuma das empresas atestaram a estabilidade das barragens.

O nível 1 de emergência do PAEBM, não desencadeia a evacuação de toda zona de inundação projetada da barragem, porém, cautelarmente, o empreendedor adotou a medida remoção de pessoas que habitam a zona de auto salvamento, em torno de 15 pessoas. 

Equipes de fiscais da ANM estão se deslocando para a localidade para vistorias e proposição de medidas para retornar à estabilidade desse empreendimento. 

No início da tarde, a Vale informou a elevação para o nível 2 de emergência das barragens de Forquilha I, II, III e da barragem do Grupo. Providências são tomadas para evacuação das famílias potencialmente atingidas nos municípios de Ouro Preto e Itabirito. Neste momento acontece reunião entre Vale, COMPDEC dos municípios, Bombeiros, PRF e CEDEC/MG para definição da estratégia e mobilização. Em Ouro Preto contabilizam-se 5 famílias, no total de 7 pessoas, e em Itabirito a informação desse quantitativo está em levantamento.

Diretoria colegiada ANM

 

registrado em: