Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Celso Garcia recebe Comenda do Dia de Minas

Notícias

Celso Garcia recebe Comenda do Dia de Minas

O diretor-geral do DNPM, Celso Garcia, é homenageado com a Medalha do Dia de Minas
por publicado: 16/07/2015 17h50 última modificação: 17/07/2015 16h49
Crédito da foto: Marcelo Santana Celso Garcia durante o recebimento da Comenda do “Dia de Minas”

Celso Garcia durante o recebimento da Comenda do “Dia de Minas”

O diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Celso Garcia, recebeu na manhã desta quinta-feira (16), em Mariana (MG), durante a solenidade dia do Estado de Minas Gerais, a Medalha do “Dia de Minas” pelo trabalho realizado nos últimos anos em prol do desenvolvimento do setor mineral.

“Considero esta homenagem um reconhecimento do Estado de Minas Gerais para todos os servidores do DNPM que contribuem decisivamente para o desenvolvimento do setor mineral, atendendo da melhor forma os usuários e melhorando continuamente os serviços prestados à sociedade”, destacou o diretor Celso Garcia.  

De acordo com Garcia, Minas Gerais detém 50% da produção mineral do País.  Segundo ele, a mineração é de importância vital para o Estado e para o Brasil. “Sendo assim, o setor mineral precisa continuar a crescer; precisa de novas regras; precisa de um novo modelo gestor para atender a demanda existente. A mineração é efetivamente uma agenda positiva para o Brasil”, ressaltou.

Ainda segundo o diretor, Minas Gerais está de parabéns nesse dia, não só pelos aspectos da mineração, mas também para os agronegócios e outros ramos de atividade preponderantes para o seu desenvolvimento.

Além do diretor-geral, outras 49 personalidades foram agraciadas com a comenda, que celebrou os 319 anos da cidade de Marina, primeira capital mineira. Entre as autoridades estão personalidades do setor público, políticos, representantes de entidades sociais, artistas, dentre outros, foram nesta data também homenageadas.

Dia de Minas Gerais

A cerimônia oficial do Dia do Estado de Minas Gerais acontece todos os anos no dia 16 de julho, quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para Mariana – primeira capital mineira. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais como data cívica estadual. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.

Em 19 de outubro de 1979, foi sancionada pelo governador Francelino Pereira a Lei 7.561 instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.

 

Assessoria de Comunicação Social
Departamento Nacional de Produção Mineral
(61) 3312-6694/6922
ascom@dnpm.gov.br
www.dnpm.gov.br
www.twitter.com/@dnpmoficial